Pés de galinha: Conheça aqui tratamentos e dicas para amenizar!

Os chamados pés de galinha são rugas ao redor dos olhos que deixam a aparência mais envelhecida, mas nem sempre aparecem em pessoas de mais idade, podendo aparecer ainda na faixa dos 20 anos. Como a área dos olhos tem a pele muito fina, a contração muscular repetitiva que é feita ao falar ou sorrir pode causar os pés de galinha, que também são considerados marcas de expressão.

Essas marcas de expressão começam no canto externo do olho e vão em direção à testa, à orelha e à bochecha, e podem aparecer apenas quando a pessoa sorri ou fala de forma mais expressiva, ou ficar aparente o tempo todo, quando já está mais acentuada. No artigo de hoje vamos falar sobre os principais tipos de tratamentos e cremes para tirar os pés de galinha, como prevenir o aparecimento deles e muito mais. Veja a seguir:

Como tirar os pés de galinha?

Apesar de ser possível tirar os pés de galinha através dos vários tratamentos, cremes e exercício que vamos falar a seguir, é sempre importante dizer que os pés de galinha podem ser evitados e até eliminados quando o tratamento começa logo no início, quando eles começam a aparecer.

Botox resolve pés de galinha? E preenchimento?

Sim. Tanto o Botox quanto o preenchimento resolvem pés de galinha, mas é importante dizer que existem casos específicos que eles são indicados pelo dermatologista ou cirurgião plástico.

O botox (toxina botulínica) é um procedimento estético que relaxa a musculatura e alivia a tensão e as suas contrações, e por isso é indicado quando os pés de galinha (ou outras rugas) são consideradas marcas de expressão.

O preenchimento, feito com ácido hialurônico (que é uma substância produzida naturalmente pelo organismo) é indicado quando a produção dessa substância diminui, deixando a pele ressecada e com rugas e marcas de expressão, como os pés de galinha. O nome preenchimento é dado porque a aplicação é feita no espaço entre as células, o que faz com que a pele fique lisa, elástica e mais hidratada.

É importante dizer que tanto o botox quanto o preenchimento resolvem os pés de galinha apenas por um período, que pode variar de pessoa pra pessoa. Vale a pena conversar com o seu médico para saber quanto tempo durará o efeito para saber se é o melhor tratamento pra você, ou se vai optar por outros, como falaremos a seguir.

Tratamento

Antes de falar dos tipos de tratamento para pés de galinha que temos disponíveis no mercado, é importante dizer que apenas um cirurgião plástico ou dermatologista pode indicar o melhor tratamento para o seu caso, já que cada pessoa e cada tipo de pele reage de uma forma diferente aos tratamentos, além de ter um tratamento ideal para cada faixa etária. Veja algumas opções:

  • Botox: como falamos, esse tratamento pode ser um bom aliado contra os pés de galinha, mas é indicado para rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que se formam com os movimentos da face e são consideradas marcas de expressão.
  • Laser CO2: ao provocar pequenas queimaduras na área atingida pelas rugas finas ou pés de galinha, o laser estimula a produção de colágeno e uma retração da pele, deixando a área mais esticada.
  • Laser CO2 fracionado: é indicado para áreas menores e para tratamentos mais profundos. É considerado um tipo de ressurfacing, que é o nome dado aos tratamentos que refazem a superfície da pele.
  • Peeling: Para os pés de galinha os mais indicados são o peeling de fenol ou ácido tricloroacético, que aumentam a produção de colágeno e reconstroem a região ao redor dos olhos, também considerado um tipo de ressurfacing.
  • Preenchimento com ácido hialurônico: como falamos, ao preencher o espaço entre as células, esse procedimento deixa a pele lisa, elástica e bem hidratada.
  • Radiofrequência: esse tratamento estético ajuda a estimular a produção de colágeno e de elastina, deixando a pele ao redor dos olhos mais firme e reduzindo a flacidez.
  • Ultrassom: Mais indicado quando os pés de galinha estão associados à flacidez. Também ajudam a aumentar a produção de colágeno.

Cirurgia plástica

Além dos tratamentos que citamos anteriormente, existe uma cirurgia plástica para pés de galinha, chamada Blefaroplastia.

A blefaroplastia funciona como um lifting, onde o cirurgião remove o excesso de pele ou o acúmulo de gordura nas pálpebras, tanto superiores quanto inferiores. Essa cirurgia também é indicada para casos de pálpebras caídas e aparência cansada.

Ginástica facial para pés de galinha

Assim como a ginástica deixa o corpo mais firme, a ginástica facial ajuda a dar firmeza à pele do rosto, eliminando rugas e marcas de expressão como os pés de galinha.

A ginástica facial para pés de galinha pode ser feita tanto para prevenção quanto para eliminação dessas marcas, além de também tonificar a musculatura do pescoço e colo.

Apesar de alguns sites darem vários exemplos de ginástica facial para pés de galinha, nós vamos recomendar procurar um médico que te ensine a fazer esses exercícios corretamente, já que fazer a ginástica facial de forma errada pode prejudicar o sistema mastigatório.

Se feita corretamente e todos os dias, a ginástica facial pode reduzir ou até mesmo eliminar os pés de galinha em poucos meses.

Como prevenir?

Apesar de ter todos esses meios disponíveis para tratar os pés de galinha, o ideal é sempre prevenir ou atrasar o aparecimento deles, usando cremes anti-idade e anti-rugas, fazendo ginástica facial ou recorrendo a procedimentos estéticos como o botox.

Os melhores cremes para prevenir os pés de galinha são os que usam a vitamina C e o retinol na sua composição (para estimular a produção de colágeno) e os cremes que provocam o relaxamento muscular, em um efeito semelhante à toxina botulínica (botox).

Receita natural para tirar pés de galinha

Existem várias maneiras de tirar pés de galinha de forma natural, sem gastar muito e sem o uso de injeções, mas vamos citar uma receita apenas, que já foi testada e aprovada:

Máscara de clara de ovo e pepino

Esses dois ingredientes ajudam a firmar e restaurar as marcas de expressão no contorno dos olhos.

Ingredientes

  • 1 clara de ovo
  • ½ pepino
 Como preparar:
Descasque meio pepino e leve ao liquidificador, junto com a clara de um ovo. Bata por alguns instantes até obter uma mistura homogênea. Aplique a mistura na área dos pés de galinha com um pincel e deixe agir até secar completamente. Enxague com água fria.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *