Sobre o Autor

Morgan Howen

Morgan is an example author of everest news. She has just a dummy image & content. Sedut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque

Democratas e republicanos no Congresso dos EUA dizem estar próximos de votar pacote do coronavírus

WASHINGTON (Reuters) – Líderes democratas e republicanos no Congresso dos Estados Unidos afirmaram, neste domingo, em declarações separadas, que acreditam que estavam “próximos” de votar um pacote de 900 bilhões de dólares para fornecer os primeiros auxílios em meses a uma economia duramente atingida pela pandemia.

Os comentários foram emitidos depois de negociações que invadiram a noite, nas quais senadores dos dois partidos chegaram a um meio-termo para superar um dos últimos obstáculos, uma divergência em relação à autoridade do Federal Reserve de realizar empréstimos relacionados à pandemia.

O pacote daria um pagamento direto de 600 dólares a cidadãos e reforçaria o seguro-desemprego em 300 dólares por semana. O Congresso busca incluir o pacote de auxílio contra o coronavírus em uma lei orçamentária de 1,4 trilhão de dólares para financiar programas do governo até setembro de 2021.

Mas pelo menos um importante senador republicano afirmou que talvez não haja tempo suficiente para passar as medidas antes do prazo de meia-noite, o que potencialmente exigiria mais uma extensão para manter o governo funcionando.

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, principal democrata do Congresso, afirmou a repórteres, neste domingo, que queria dar aos membros algum tempo para revisar o pacote antes de convocar a votação.

“Acho que estamos próximos, estamos muito próximos”, disse Pelosi. “Mas queremos que os membros tenham tempo suficiente para revisar tudo”.

Seu correspondente no Senado, o líder da maioria republicana Mitch McConnell, disse a repórteres “acho que estamos muito, muito próximos”.

Fontes com conhecimento do assunto disseram à Reuters, neste domingo, que o acordo deve fornecer às companhias aéreas norte-americanas 15 bilhões de dólares em auxílio à folha de pagamento, que permitirá que elas retomem mais de 32.000 trabalhadores que foram licenciados até 31 de março.

O acordo também incluiria 1 bilhão para a empresa de transporte ferroviário Amtrak, 14 bilhões para o sistema público de transporte e 10 bilhões para rodovias estaduais, disse uma das fontes.

A Câmara entrou em sessão ao meio-dia (horário local), mas rapidamente entrou em recesso, pedindo que os parlamentares ficassem nas proximidades e esperassem a convocação de votações.

“Estou otimista que passará”, disse o líder republicano da Câmara, Kevin McCarthy, em entrevista ao programa “Sunday Morning Futures with Maria Bartiromo”, da Fox News. “Estou muito esperançoso que terminaremos isso hoje (domingo)”.

O senador republicano John Cornyn disse que estava preocupado que os parlamentares não tenham tempo suficiente para revisar o acordo e votá-lo antes da meia-noite.

“Acho que é duvidoso, seria meu palpite”, disse.

Em 11 meses desde que o primeiro caso de coronavírus foi registrado nos Estados Unidos, a Covid-19 matou mais de 316.000 norte-americanos, de longe o maior número de vítimas do mundo, e deixou milhões sem emprego, com taxas crescentes de desemprego.

Economistas afirmam que o crescimento continuará lento até que as vacinas estejam disponíveis ao público geral, em meados de 2021.

Reportagem de David Lawder e Patricia Zengerle, em Washington; Reportagem adicional de Susan Heavey, Idress Ali e Daniel Burns

Venceslau Editor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com