Categories Região

Ex-delegado de Prudente assume Ministério da Justiça

Atual número dois na hierarquia, o ex-delegado da Polícia Federal de Presidente Prudente, Luiz Pontel de Souza, assumirá o Ministério da Justiça e Segurança Pública a partir do dia 15 de julho. A substituição é por causa de uma licença pedida pelo então ministro Sérgio Moro, de cinco dias.

Luiz Pontel responderá interinamente pelo ministério até o dia 19, quando vence a licença de Moro. Atual número dois da Pasta, Pontel está à frente da Secretaria Nacional de Justiça desde março deste ano, em vaga aberta com a saída de Rogério Galloro.

No governo, a secretaria trata da política migratória, de refugiados, cooperação jurídica internacional, civil e penal, recuperação de ativos, enfrentamento ao tráfico de pessoas, da classificação indicativa e de políticas públicas, entre outros assuntos.

Pontel fez parte da força-tarefa responsável por parte das investigações do Banestado, a primeira grande investigação sobre lavagem internacional de dinheiro oficiada pelo então jovem juiz Moro. Os dois mantém estreitos laços. 

Prudente como passagem obrigatória
A cidade de Presidente Prudente marca, por duas vezes, a vida profissional de Pontel. Na capital do Oeste Paulista, ele se formou em Direito no ano de 1992. 

Pontel retornou ao município para chefiar a Delegacia de Polícia Federal de 2006 a 2007.

Sua breve passagem foi marcada pela aceleração do projeto de construção da atual sede do órgão, que custou R$ 9,5 milhões e possui depósitos para mercadorias apreendidas e heliponto.

O prédio de 4 mil metros quadrados está localizado no Jardim Colina.

Coincidência?
Antes de Pontel, a Secretaria Nacional de Justiça foi comandada por Rogério Galloro, que também chefiou a Delegacia da Polícia Federal de Presidente Prudente. Ele esteve no cargo no início da década de 2000 e trabalhou principalmente na desarticulação de quadrilhas especializadas no tráfico de drogas e contrabando de mercadorias.

As informações são do Portal Prudentino. 

Por Portal Bueno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *