Categories Região

Jornalista Altino Correia receberá ‘Título de Cidadania’ nesta terça na Câmara de Prudente

Nesta terça-feira (30), a 17ª Legislatura da Câmara Municipal de Presidente Prudente outorga o Título de “Cidadão Prudentino” ao jornalista Altino Oliveira Correia. No mesmo dia, o homenageado natural de Rio de Contas, na Bahia, completa 85 anos de vida.

A homenagem busca reconhecer seus 66 anos de atividade jornalística em diversos meios de comunicação e por sua irretocável carreira e contribuição para o desenvolvimento social de Presidente Prudente e região.

O Projeto de Decreto Legislativo que concede a honraria é de iniciativa de todos os vereadores da Casa de Leis: Adão Batista, Profª Alba Lucena, Anderson Silva, Demerson Dias, Elza do Gás, Enio Perrone, Izaque Silva, Geraldo da Padaria, José Tabosa, Mauro Neves, Natanael Gonzaga, Wellington Bozo e William Leite.

Altino Correia começou a carreira jornalística em Presidente Venceslau e se mudou para Presidente Prudente posteriormente. Conta em seu currículo com incontáveis coberturas importantes ao longo de sua vida.

Confira abaixo o currículo do homenageado anexo ao projeto:
O jornalista Altino Oliveira Correia nasceu em 30 de julho de 1934, na cidade de Rio de Contas, na Bahia. Juntamente com sua família, chegou na região de Presidente Prudente em 1938, que se mudou para o interior paulista para trabalhar nas lavouras de café, em uma fazenda em Presidente Venceslau.

Em 1953 começou sua relação com o rádio e o jornalismo. Iniciou trabalhando na Rádio Presidente Venceslau/ZYH-7 como operador de mesa. Aos poucos também passou a conduzir o jornalismo através de notícias gravadas e logo estava apresentando programas ao vivo.

Começou efetivamente a ser aproveitado na redação quando, em uma grande festa na cidade de Presidente Venceslau, uma homenagem ao então prefeito, perceberam que não havia ninguém da emissora representando a rádio. Ligaram e só havia ele. Foi ao evento, fez a transmissão ao vivo com o prefeito e documentou a festa.

Passou a ser aproveitado na redação, como animador de auditório e também na apresentação de programas de auditório que eram realizados em teatros naquela época.

Fato marcante de sua carreira foi a inauguração da Ponte Hélio Serejo, que liga os estados de São Paulo a Mato Grosso do Sul, entre Presidente Epitácio e Bataguassu. Apesar de sua conclusão no final de 1964, a obra foi inaugurada em 21 de agosto de 1965, com a presença do então Presidente da República, Marechal Humberto de Alencar Castello Branco. Na ocasião, o jornalista Altino Correia entrevistou o chefe do Executivo ao vivo para uma Cadeia de Rádios para todo o país.

Além disso, o jornalista acompanhou Janio Quadros, durante sua campanha para Presidência. Depois, teve a oportunidade de conhecer João Goulart e, ainda, o então governador do Estado da Guanabara, o também jornalista Carlos Lacerda.

Além da rádio, em toda a sua carreira trabalhou nos mais diversos meios de comunicação como impresso, televisão e web.

Atuou como Correspondente dos jornais Última Hora, Estadão, Folha de São Paulo; Repórter do Jornal do Brasil e Free-lancer do Jornal O Globo, do Rio de Janeiro. Também trabalhou na Rádio Presidente Prudente, Rádio Globo-Excelsior (CBN), O Imparcial, TV Globo-Bauru, TV Band-Prudente e REDEVIDA de Televisão. Além de Assessoria de Imprensa na Caiuá, Sabesp e FCT/Unesp.

Altino Correia também é ex-diretor de base do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (Regional Oeste Paulista – Presidente Prudente).

Atualmente, ainda atualiza constantemente seu blog Memórias de um Repórter do Interior, criado em 2007 e ativo até os dias de hoje com cobertura de fatos atuais da sociedade prudentina e regional. Um verdadeiro acervo digital do Oeste Paulista.

Em entrevista para o Portal Prudentino, o jornalista ressaltou seu “pique de menino” e como não para. “Quem faz jornalismo sente o prazer em estar participando de todos os acontecimentos de maior expressão. É uma forma de ocupar o tempo, acompanhar as atividades em todos os setores, documentar e divulgar. Porque muita gente não sabe o que está acontecendo e o jornalista tem que estar bem informado", afirma.

Diante de todo o exposto, colocamos o nome de Altino Oliveira Correia para submeter ao Plenário a honrosa homenagem de “Cidadão Prudentino”, por tudo que fez e tem feito. Pelos 66 anos de atividade jornalística em diversos meios de comunicação e por sua irretocável carreira e contribuição para o desenvolvimento social de Presidente Prudente e região.

Por Portal Bueno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *