(Reuters) – O treinador da equipe do Liverpool, Juergen Klopp, foi escolhido como técnico do ano pela Associação de Técnicos da Liga inglesa (LMA, na sigla em inglês) nesta segunda-feira após levar a equipe do norte da Inglaterra ao primeiro título nacional em 30 anos.
O Liverpool de Klopp conquistou o Campeonato Inglês com sete jogos de antecedência e terminou a liga com 18 pontos de vantagem no topo da tabela.
O técnico alemão superou o técnico do Leeds United, Marcelo Bielsa, Gareth Ainsworth, do Wycombe Wanderers, e o vencedor do ano passado, Chris Wilder, do Sheffield United, para conquistar o Troféu Alex Ferguson —batizado em homenagem ao ex-treinador do Manchester United.
“Estou absolutamente maravilhado em ser escolhido o vencedor desse Troféu Sir Alex Ferguson, batizado com o nome de um homem que admiro tanto”, disse Klopp.
“Tudo que conseguimos no Liverpool neste ano não poderia ser feito sem a contribuição magnífica da minha equipe técnica; eles nos tornam um grupo realmente especial de cérebros do futebol”.
“Eu amo trabalhar com minha equipe técnica, jogadores e com todos aqui no Liverpool FC e, é claro, sou grato pelo apoio de todos os nossos torcedores maravilhosos do Liverpool”.
Bielsa conquistou o prêmio da Liga Championship após levar sua equipe ao título da segunda divisão do país, garantindo sua equipe na elite do futebol inglês após 16 anos de ausência.
A técnica da equipe feminina do Chelsea, Emma Hayes, foi nomeada treinadora do ano na Women’s Super League após levar seu time à conquista da Liga e da Copa da Liga.
Reportagem de Hardik Vyas em Bengaluru