Categories Região

Mais de 14 mil eleitores de Venceslau, Caiuá e Marabá ainda não realizaram o cadastramento biométrico

O cartório eleitoral da zona 102, que abrange as comarcas de Presidente Venceslau, Caiuá e Marabá Paulista registra déficit de 14.060 eleitores que ainda não realizaram a biometria obrigatória. O numero representa 19% do eleitorado das respectivas cidades, que juntas somam 36.011 títulos ativos. O prazo limite é novembro, porém a baixa procura pode acarretar em mais de 30% de títulos cancelados.

De acordo com cálculo feito pelo PORTAL BUENO, em Presidente Venceslau 37,57% dos 28.911 eleitores, ou seja, 10.851 pessoas ainda não procuraram o cartório eleitoral para regularizar a situação. A cidade de Caiuá possui 3.915 eleitores, dos quais 1.648 ou 42,08% ainda não realizaram o procedimento. Já Marabá Paulista, que contém 3.185 títulos ativos, registra déficit de mais de 1.561 mil eleitores.  

A baixa procura reflete nos atendimentos do cartório eleitoral, que tem capacidade para 142 atendimentos diários, porém recebem 90 eleitores/dia.  “Se continuar nesse ritmo, mais de 30% dos eleitores ficarão sem o cadastramento”, alerta o chefe do cartório, Éder Marinho Vieira.

Éder orienta ainda para que as pessoas realizem o quanto antes o agendamento pelo site do TSE, uma vez que o acumulo no fim do ano pode gerar filas e, consequentemente, o não cadastramento biométrico. “Não podemos deixar para última hora”, reforça.

Prejuízos
Aqueles que não realizaram a biometria terão, entre outros prejuízos: o cancelamento do título de eleitor, restrição no CPF, impedimento para empréstimos bancários, impedimento em matrículas de faculdades pública, bem como em participação de concursos públicos.

Faça o agendamento
Para realizar o agendamento, basta entrar no site do TSE e escolher dia e horário. Conforme Éder, aqueles que não possuem acesso a internet ou encontram alguma dificuldade para o procedimento, podem procurar a câmara municipal de seus respectivos municípios.

O site do TSE para o agendamento é o: http://www.tre-sp.jus.br/

Documentos
Para realizar o cadastramento, basta levar um documento com foto, de preferência o RG, o CPF e comprovante de residência. Caso o comprovante de residência não esteja no nome do eleitor, o mesmo deverá apresentar documento comprobatório de parentesco, como, por exemplo: certidão de nascimento, contrato de locação ou certidão de casamento.

Serviço
O cartório eleitoral fica localizado na Rua Euclides da Cunha , 21, no centro de Venceslau. O horário de atendimento é das 8h às 18h, sem pausa para almoço.

O telefone para contato é o  (18) 3272-2540.

Por Portal Bueno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *