Categories Região

Região registra 12 afogamentos em 2016

DUAS MORTES EM 2017 

O Corpo de Bombeiros atendeu 12 casos de afogamentos no ano passado, mesma quantidade que em 2015. Esses dados se referem aos atendimentos nos 54 municípios da região oeste paulista, de abrangência do 14º GB (Grupamento de Bombeiros), sediado em Presidente Prudente. Neste ano foram registrados dois casos: uma morte em janeiro e outra em fevereiro.

A região é compostas por represas, balneários e é contornada pelos rios Paraná e Paranapanema, o que motiva grande trânsito de banhistas nos dias quentes. Segundo a Seção de Comunicação da corporação, os índices não são considerados altos, “mas o ideal é que não haja nenhuma ocorrência desta natureza”, expõe.

Grande parte dos afogamentos é provocada por imprudência da vítima, como avançar sinais de perigo ou uso abusivo de álcool, que provoca encorajamento para pontos mais perigosos. Além da profundidade, a correnteza é outro agravante. “A população tem que respeitar as boias e placas de sinalização instaladas nos locais, prevenindo acidentes. Não pode nadar ou pular em rios ou represas que não se conhece a profundidade”, acrescenta o Corpo de Bombeiros.

Nesta época de verão, tanto o Corpo de Bombeiros como os guarda-vidas dos balneários mantêm a atenção redobrada para dar atenção aos banhistas em virtude do intenso movimento. Entre os alertas dos profissionais de salvamento, está evitar a ingestão de bebidas alcoólicas antes de nadar, não adentrar a água após as refeições, não mergulhar ou nadar em lugares desconhecidos ou inapropriados para o banho, e respeitar os sinais e placas de sinalizações e avisos.

 

As piscinas também merecem atenção, sobretudo para crianças. “Ter conhecimento da profundidade da piscina, jamais deixar crianças sozinhas, evitar saltos ou pulos, são outras dicas importantes, pois podem ocasionar lesões graves. Se possível, coloque uma proteção na piscina para dificultar o acesso de crianças,  colocando equipamentos de segurança, como boia”, orienta a corporação.

Afogamentos na região
ANO 2015 2016
JANEIRO   4    1
FEVEREIRO   1    1
MARÇO   0    1
ABRIL     0    1
MAIO     2    0
JUNHO   0    0
JULHO   2    0
AGOSTO   0    2
SETEMBRO   1    2
OUTUBRO   1    1
NOVEMBRO   1    2
DEZEMBRO   0    1
TOTAL   12    12

(Fonte: O Imparcial)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *