Santa Casa de Presidente Prudente realiza captação múltipla de órgãos

Doação foi autorizada pela família de um homem de 54 anos que teve um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH). Retirada do fígado levou cerca de duas horas.

Por G1 Presidente Prudente

Cirurgiões levaram cerca de duas horas para retirar o fígado (Foto: Santa Casa/Divulgação)

A Santa Casa de Presidente Prudente realizou nesta quinta-feira (30) uma captação de múltiplos órgãos de um homem de 54 anos que teve um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH). Cinco pessoas que esperam por transplante serão beneficiadas. A família autorizou a doação.

Segundo o hospital, a captação do fígado foi realizada por uma equipe do Hospital de Base de São José Rio Preto. O procedimento demorou cerca de duas horas.

“Essa captação é complexa, o órgão tem vários vasos importantes, temos o tempo máximo de doze horas para fazer o encaminhamento para o transplante”, afirmou o cirurgião Rafael Mello Fontolan.

Na sequência foram retirados os rins, ossos e córneas.

Segundo a enfermeira responsável pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos da Santa Casa, Daiane Hilário, os rins e as córneas foram encaminhados para a Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Marília (SP). Os ossos também seguiram para um banco ósseo da cidade. A destinação dos órgãos dependerá do resultado do exame de compatibilidade dos pacientes da fila de espera.

“É importante que a pessoa expresse em vida seu desejo de ser doador de órgãos. Não é necessário deixar nada por escrito. Porém, os familiares devem se comprometer a autorizar a doação após a morte”, esclareceu Daiane.

Retirada de órgãos e ossos foi feita na Santa Casa de Presidente Prudente (Foto: Santa Casa/Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *